Guilherme Bonfanti | O Fantasma da Natureza Morta

O Fantasma da Natureza Morta

Luis Carlos Zabel

Este trabalho tem o objetivo de experimentar a luz e a sombra

A partir da obra de Regina Silveira, artista e arte-educadora brasileira. O interesse em pesquisar essa artista surgiu ao se estudar melhor um de seus trabalhos de sombra chamado “A lição”, neste trabalho, a artista suspende e questiona noções básicas das artes visuais como composição e temática, desdobramento do sentido poético e semântico predominante em sua obra, uma crítica aos repertórios clássicos da representação da sombra e da luz na arte ocidental. Apropriando-se de uma prática do estudo do desenho a artista subverte  a noção de sombreamento, eliminando a  ponte de luz que supostamente incide nas formas geométricas propostas.

 

 

Projeto.cdr

 

A sombra assim é criada através de projeções feitas nos planos do solo e parede através de adesivo preto. Com isso, a artista cria uma ilusão que desloca o espectador na sua percepção espacial cotidiana. A sombra nesta obra existe sem luz, ela é a reprodução espacial de um desenho. Nessa obra como em tantas outras, Regina Silveira se apropria de seu estudo pro- fundo de geometria e representação para criar uma situação de deslocamento entre aquilo que se vê e o que se espera ver. Na obra “A lição”, os sólidos agigantados são brancos.

 

O uso da cor branca destitui, de certa forma, qualquer materialidade que possa existir nesses objetos, a sombra passa a ser assim, não uma consequência da incidência de luz, mas um agente da divisão do espaço, dos objetos e da sensação da obra. Para ilustrar isso, podemos citar outras obras em que  o objeto assim como a fonte de luz são inexistentes, onde   a sombra cria um rastro daquilo que talvez pudesse existir um dia. Nesse sentido, ela cria uma ilusão. Ao ver a sombra o espectador é confrontado a usar a imaginação e o seu repertório das coisas para completar a obra.

 

Projeto.cdr

 

 

LUZ

Através dessa base de deslocamento de sentido – em que a sombra vira luz e a fonte de luz inexiste – propõe-se o projeto “O fantasma da natureza morta”, que durante o processo de criação se desdobrou de duas formas, experimentando a luz e a sombra como poética.

 

Projeto.cdr

No experimento com luz, pretendeu-se criar com esta instalação a ilusão da cor. A combinação de três elementos a ausência dos objetos pela sua transparência (vidro), os líquidos coloridos (vermelho, verde e azul) e a projeção de luz, utilizando o sistema de cores RGB – gera um deslocamento no olhar do espectador. Cria-se novamente uma ilusão quando as cores da luz e dos líquidos se encontram. Não se sabe o que gera a cor, se os liquido ou a luz.

 

Materiais utilizados: taças, 3 elipsoidais 36˚, 2 elipsoidais 19˚ filtros RGB.

 

SOMBRA

 

Projeto.cdr

Nos experimentos com sombra, optou-se por usar o suporte do vídeo, dentro da linguagem do stop motion e do teatro de sombras para explorar a visibilidade do objeto. Influenciado pelas aulas de cinema da escola, o vídeo foi pensado com certa ironia, com o tema “fantasma”.

 

CONCLUSÃO

Com essa pesquisa, que ainda inicia-se diante da profunda e extensa obra de Regina Silveira, foi possível pensar e me questionar sobre as diferentes possibilidades de utilização da luz e da sombra nas diversas linguagens artísticas.

Os desenhos gráficos que ela cria em seus trabalhos, assim como a ilusão e o absurdo serviram de inspiração para com- por os recortes com luz na composição de taças, me fazendo pensar cada vez mais na luz como desenho. No vídeo, mesmo feito de forma descontraída chegando ao pop, é possível perceber também a questão do desenho, da alteração da sombra na sobreposição das fontes luminosas, ângulos e dimerização, ganhando ainda mais com os recursos de edição. O que fica mais forte nesse processo é a capacidade que a luz tem ao propor outras formas de percepção, sendo possível criar realidades distintas, além dos repertórios clássicos de representação da luz e da sombra. Acredito que estudar uma artista plástica como Regina Silveira me fez ganhar muito no desenvolvimento de minha linguagem como artista e iluminador, e tenho o desejo em continuar a pesquisa mais profundamente explorando outras de suas obras.

 

Download do projeto

 

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  • blogue fantástico e fantástico. Eu realmente pretendo
    obrigado, por nos dar melhores detalhes.

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