O texto original “Tábua de Gráficos Padrão” afirma que um padrão é uma autoridade que serve de um exemplo para comparações, funciona com um modelo. É importante notar que não se pode esperar que esse modelo cubra toda as situações possíveis que podem aparecer no processo de criação de uma planta de luz e deve ser visto como um guia para profissionais da iluminação utilizarem ao criar suas próprias plantas. Portanto, esse documento representa uma prática recomendada. Os termos instrumento e refletor são utilizados alternadamente para designar equipamentos de luz, outros termos possíveis seriam fixture, unidade ou luminária. Esse documento não pretende representar equipamentos específicos de determinados fabricantes, mas sugere instrumentos comuns de uso mais frequente. O resultado é um grupo genérico de tipos de refletores que podem ser adaptados para usos específicos quando necessário e não uma tentativa de apresentar um símbolo para cada equipamento disponível.
O propósito desse documento é estabelecer uma linguagem comum entre lighting designers e qualquer outro profissional que precise entender ou executar um desenho de luz. Em ternos práticos, é uma tentativa de promover parâmetros para que qualquer um, desde técnicos de luz até qualquer outro membro da produção, possa entender claramente as intenções de um Lighting Designer.
Legibilidade e consistência devem determinar as escolhas gráficas feitas tanto em um desenho de CAD como em um feito à mão. O padrão da USITT, ou o da ANSI adaptado para linhas de espessura 3, podem ser utilizados como colocado nos textos USITT Padrão Gráfico para Desenho Cênico e Produção Técnica de 1992 (relançado em 15 de abril de 1999). Desenhos mais complexos podem precisar de linhas de espessura 3 ou 4. O traço dos refletores deve ter destaque em relação aos outros elementos da planta de luz.
A representação gráfica de um desenho de luz normalmente consiste de duas categorias de documentos: a planta de luz e a secção lateral de luz. Preferencialmente, a escala dos documentos deve ser 1:25. Outras escalas, como 1:50, 3:100, ou até mesmo 1:100, podem ser utilizadas após considerar o tamanho da estrutura arquitetônica, o tamanho completo do documento, a quantidade de instrumentos e a legibilidade desejada de seus atributos textuais e numéricos. Um desenho de luz completo ainda necessita de outros documentos, como listagem de canais ou relação de equipamentos necessários para compra ou locação, que não serão discutidos neste texto. Todavia, a planta de luz deveria conter todas as informações necessárias para assegurar um entendimento claro das intenções do Lighting Designer.
Desenhos assistidos por computador devem seguir as mesmas práticas recomendadas para aqueles feitos à mão. Contudo, várias considerações adicionais devem ser feitas. Uso de layers (camadas), designação de classe, espessura das linhas e cores utilizadas devem ser coordenadas com outros membros da produção que estão utilizando o mesmo programa para fazer seus desenhos. Isso evita confusões entre os profissionais e com outras pessoas que vão ler os documentos. Quando um símbolo de luz é criado utilizando labels (rótulos), devesse ter atenção para a orientação relativa tanto do símbolo como do texto associado. Quando um símbolo é inserido em um desenho, o texto associado deve estar na orientação do resto do texto no desenho. Os símbolos de refletores presentes em alguns programas de computador podem ser específicos para determinados fabricantes, ao contrário dos símbolos genéricos presentes nesse documento. Mesmo assim, o tamanho e designação dos instrumentos utilizados devem seguir esses símbolos genéricos o mais próximo possível.
A planta de luz consiste de um desenho de vista superior do espaço que forneça a representação mais precisa possível dos refletores para que a produção possa executar precisamente as intenções do Lighting Designer. Ela pode consistir de mais de uma única folha; todavia, devem ser do mesmo tamanho para facilitar reprodução. As distancias entre as varas sobre a plateia (front of house positions) e a área cênica podem ser comprimidas na planta.
Normalmente, a planta de luz deve conter todas as informações necessárias para assegurar entendimento claro das intenções do lighting designer. A localização e as informações de cada instrumento, acessório e unidade especial devem estar contidos na planta, assim como:
Informações adicionais podem incluir:
Os símbolos dos instrumentos representados na planta deveriam o tamanho e formato aproximados dos instrumentos em escala. Devem ser posicionados de forma que representem a posição exata de fixação real. A não ser que seja especificado, a distância padrão mínima entre dois refletores deve ser de 45 centímetros para permitir a afinação apropriada de cada refletor. É aceitável orientar visualmente cada refletor desenhado no ângulo de afinação ou reto a 90°.
Normalmente, cada símbolo é acompanhado das seguintes informações:
Informações adicionais podem incluir:
Cada refletor recebe um número inteiro único.
Refletores que são adicionados posteriormente na montagem são designados pelo número menor mais próximo somado a uma letra (ex: 3A ou 3B).
Comumente, refletores com múltiplos circuitos como striplights (ribaltas) recebem uma letra com um número correspondente para cada circuito (ex: A1, A2 ou A3). Equipamentos com múltiplos
canais de controle são frequentemente designados com um número inteiro seguindo de um ponto decimal e um número representando atributos especiais daquela luminária (ex: 23.1, 23.2 ou 23.3).
A secção de luz é uma vista lateral em que o corte atravessa o teatro normalmente pela linha central, mas pode ser utilizado qualquer ponte que ilustre melhor as posições de fixação dos aparelhos. Este desenho deve apresentar a mais precisa descrição das posições de fixação em relação aos elementos cênicos e arquiteturais da produção. Mesmo que se possa comprimir distancias (horizontal ou vertical) em uma secção, faze-lo pode diminuir sua efetividade.
O propósito da secção de luz é comunicar informações espaciais e a relação de todos os elementos relativos ao desenho de luz. As seguintes informações deveriam estar contidas:
Informações adicionais podem incluir:
Posições aceitável para o cabeçalho são:
A ser ordenada na ordem de importância para o Lighting Designer:
Informações adicionais:
Sua localização é aceitável em qualquer posição que não interfira em outras informações presentes na planta.
Informações adicionais:
Esses símbolos representam uma seleção de elementos gráficos genéricos que se aproximam do formato e tamanho de refletores diversos.
Diferenciações posteriores podem ser necessárias para distinguir equipamentos que tenham aproximadamente o mesmo tamanho. Isso pode incluir preencher a forma com algum padrão, aumentar a espessura da linha ou outras técnicas diversas. Conforme fabricantes lançam novos produtos, cabe ao lighting designer criar novos símbolos ou adaptar os já existentes.
Estes símbolos são somente um guia. Escolhas especificas devem ser consideradas para diferenciar equipamentos iguais de fabricantes diferentes. É política da USITT não especificar nenhum fabricante aqui.
Devido ao grande número e complexidade de atributos em aparelhos multiparâmetros, cada lighting designer deve determinar um sistema lógico de notação para os equipamentos utilizados.
Download do projeto
Recent Comments
Leave a comment