Guilherme Bonfanti | Bom Retiro 958 Metros

Bom Retiro 958 Metros

Este trabalho tem como ponto de partida o desejo de fazer do espaço urbano um campo de experimentação artística. O que agora se compartilha com o público é uma criação dramatúrgica e cênica resultante da experiência de imersão do grupo, no bairro do Bom Retiro.

Na fase de preparação, deram-se os primeiros encontros de estudos teóricos e foram realizados três ciclos de palestras abertas ao público. Num segundo momento, as visitas de reconhecimento e as derivas, bem como as entrevistas e o trabalho prático, com improvisações e workshops, compuseram a etapa da pesquisa de campo.

Tal percurso foi revelando e, simultaneamente, delineando os principais eixos de investigação do trabalho: a moda, a imigração, o consumo e as relações de trabalho no contexto desse bairro que se destaca por exercer, ao longo de sua história, o papel de uma significativa porta de entrada da cidade. Uma área geográfica que, além de ser um lugar de passagem, se singulariza pela combinação e tensão entre as diferentes etnias que aqui permanecem e co-habitam, sobretudo judeus, coreanos e bolivianos.

À medida que se intensificava a vivência do grupo no bairro e essa experiência ganhava expressão em material cênico, tal fricção produziu esboços de personagens, imagens e situações que criaram o substrato dramatúrgico a ser desenvolvido na confecção do texto.

Neste espetáculo, que ao mesmo tempo é intervenção e deambulação cênica, o público se deslocará pelo bairro e com ele esperamos partilhar um pouco de nossas descobertas e de nossas incertezas.