Guilherme Bonfanti | Uso de Equipamentos luminosos Não Teatrais

Uso de Equipamentos luminosos Não Teatrais

Introdução

Neste relatório, optou-se pela realização de três artigos autônomos que, conjuntamente, abarcam o percurso da pesquisa desenvolvida ao longo do período dessa Iniciação Tecnológica.

No primeiro artigo, Entre o high-tech e o artesanal: possibilidades do desenvolvimento tecnológico na iluminação teatral, é realizada uma sintética análise histórica do desenvolvimento da luz elétrica na iluminação cênica, buscando compará-la à forma como se dá o desenvolvimento tecnológico neste meio nos dias atuais. Além disso, levanta-se a questão de que relação possível pode existir entre a noção de desenvolvimento tecnológico e a artesanalidade do processo criativo teatral.

Os dois artigos seguintes, analisam dois casos distintos de espetáculos onde a utilização de equipamentos luminosos não teatrais esteve presente em seus desenhos de luz. O primeiro deles, Uso de Lâmpadas de Descarga na Iluminação do Teatro Oficina Uzyna Uzona: Análise do Espetáculo Bacantes, avalia a relação entre a utilização desse tipo de lâmpada pela iluminadora Cibele Forjaz com a espacialidade do Teatro Oficina, assim como com as propostas de encenação do diretor José Celso Martinez Côrrea.

Já no último artigo, O Livro de Jó: Site specific na Iluminação de Guilherme Bonfanti, coloca-se em foco as diferentes soluções do iluminador do Teatro da Vertigem para um espetáculo realizado dentro de um edifício hospitalar.

 

 

Download do projeto

 

Tags
Recent Comments
Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *