Guilherme Bonfanti | Relato de Processo

Relato de Processo

Introdução

O presente relato foi realizado ao longo da criação da luz do espetáculo Dire ce qu’on ne pense pas…dans deslangues qu’on ne parle pás (Dizer o que você não pensa… em línguas que você não fala). O projeto, uma coprodução do Festival de Avignhon e do Teatro Nacional Bruxelas com a participação do Teatro da Vertigem, foi apresentado durante o primeiro semestre de 2014.

No documento, construído aos poucos, está registrado cada etapa do processo criativo de Guilherme Bonfanti, desde as articulações prévias para sua realização até o dia da estreia. Esse procedimento criou um material único.

Conforme a data se aproxima, as reflexões mais longas perdem espaço para as anotações dos “passadões”, provavelmente digitadas no curto espaço de tempo após um longo dia de trabalho. Os relatos iniciais possuem meses de distância, enquanto os últimos são praticamente diários. O tempo verbal transita entre o presente e o pretérito. Há uma variação formal, intimamente ligada a cada momento do trabalho.

Durante a revisão e diagramação do documento, escolhemos preservar todas essas características únicas, por acreditar que elas só fazem tornar o texto mais vivo e, assim, um retrato mais fiel dessa experiência. A própria forma textual é parte do registro.

Desse modo, durante a leitura, é interessante notar como os pontos mais significativos do material não são aqueles onde se apresentam as certezas, mas sim aqueles repletos de dúvidas, apostas, inquietações, dificuldades. Guilherme é generoso em não esconder nada, em deixar claro que, mesmo com sua longa trajetória como Light Designer, seus processos de trabalho junto ao Teatro da Vertigem seguem sendo um espaço de aprendizado e de descoberta.

Ao final deste documento, é possível encontrar alguns anexos que complementam este texto. São relatos de alguns colaboradores do trabalho, que nós ajudam a enriquecer ainda mais o registro do que foi este processo, além de entender um pouco mais afundo algumas peculiaridades técnicas do trabalho.

 

 

Download do projeto

 

Tags
Recent Comments
Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *